sábado, 6 de dezembro de 2014

COMO PROTEGER A SAÚDE DO SEU ANIMAL NO VERÃO



A chegada da estação mais quente do ano inspira momentos de descontração, passeios e viagens com seu pet. Mas, mesmo com o clima favorável, é necessário ter cautela com possíveis problemas relacionados ao período, como doenças e parasitas.

Nessa época é importante proteger seu animal do calor. Ao sair lembre-se de algumas dicas, como levar o cão para passear na parte da manhã ou final de tarde, evitando períodos muito quentes. Também não se esqueça da água tanto para matar a sede do animal quanto para refrescá-lo e procure manter a tosa baixa. Cachorros não transpiram como nós, se resfriando pela respiração. 

Não deixe a ração do seu pet exposta por muito tempo e não se preocupe caso diminua o apetite dos bichinhos, pois eles comem menos no verão. Lembre-se sempre de vermifugar o animal e manter sua carteira de vacinação em dia. O forte calor e a umidade compõem o ambiente perfeito para a ação das pulgas e dos carrapatos. Além da dermatite alérgica, causada pela picada das pulgas, a tênia também é transmitida por elas. Já os carrapatos podem transmitir erliquiose, babesiose e febre maculosa, zoonose que pode ser fatal também para as pessoas. 

Cuidado com a leptospirose, que pode infectar cães e humanos. Água e alimentos podem ser contaminados por meio da urina do rato. Dessa forma, os cães ficam vulneráveis ao contágio ao passearem pelas ruas e parques, pois a contaminação ocorre por meio dos olhos, narinas e boca em contato com a água contaminada. Outra doença que merece atenção é a cinomose. Contagiosa, atinge o sistema nervoso dos cães e pode provocar morte. A transmissão é feita entre os animais doentes por meio das secreções nasais, urina ou fezes dos cães infectado.

A parvovirose é uma virose extremamente perigosa. Esta doença é conhecida por sua gravidade e elevada mortalidade, principalmente em filhotes, por conta do quadro de vômitos e diarreia. O contágio do vírus acontece pelo contato de cães com as fezes de animais doentes. Por isso, durante os passeios fique atento ao seu bichinho.



“É importante lembrar que essas doenças são graves, mas podem ser prevenidas por meio da vacinação. Dessa forma, antes sair com o animal para viagens ou passeios é importante que a carteira de vacinação esteja em dia. Se as doses estiverem atrasadas, recomenda-se vacinar o animal adulto com pelo menos sete dias de antecedência, pois a imunidade leva alguns dias para ser desenvolvida. No caso de filhotes, é necessário finalizar o protocolo de vacinação inicial, composto por pelo menos três doses”, ressalta Fabiana Grecco, gerente de produto da Merial Saúde Animal. 

Para imunizar os cães a Merial oferece as vacinas Recombitek® C6/CV e Recombitek® C4/CV, as únicas com tecnologia recombinante para a cinomose canina, permitindo imunização mais rápida e segura, além de proteger contra parvovirose, coronavirose, parainfluenza, adenovirose, hepatite infecciosa e leptospirose canina; e Eurican CHPLR, vacina contra as principais doenças dos cachorros (cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa e leptospirose) associada à proteção contra a raiva.

Sempre atenta às inovações, a Merial acaba de lançar um novo conceito de vacinação: Recombitek® 4 Lepto. Ela é indicada para a vacinação de cães com alto risco de exposição à leptospirose e aumenta o rol de opções para que o médico veterinário possa adequar a vacinação de acordo com a necessidade de cada animal. “A linha de vacinas Recombitek segue a tendência global de individualização de protocolos vacinais com base no risco de exposição a doenças, idade, localização e estilo de vida. Porque, afinal, cada cachorro é único”, comenta Fabiana Grecco.

Muitos donos de cães e gatos entendem que os médicos veterinários apenas cuidam do tratamento de doenças, embora o seu papel seja muito mais amplo e especialmente preventivo, refletindo, inclusive, na saúde das pessoas e na qualidade da relação com os seus pets. “Um cão ou gato saudável e imunizado participa mais ativamente da rotina de deu dono”, constata Fabiana.

4 comentários:

  1. Muito boa a sua postagem, adorei.
    Tem vacinas que agente nem sabe da existência.
    E o que é aquela foto do cão de óculos de sombra a beira da piscina? amei.
    Bom fim de semana.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, mas apenas a décupla e a raiva são obrigatórias (carteira de vacinação), outras como girárdia (verme) e bordetella (gripe dos canis) são opcionais. Adoro essas fotos de bichinhos rsrsrs Bom fim de semana e se quiser confere meus outros sites:

      www.paraisodasbarangas.blogspot.com

      www.mapadacultura.blogspot.com

      www.bateafita.com.br

      Beijos,

      Dani

      Excluir
    2. Esqueci de dizer, leptospirose tem que revacinar 6 meses depois da décupla, um reforço, pergunta pro veterinário. beijos

      Excluir
    3. Esqueci de dizer, leptospirose tem que revacinar 6 meses depois da décupla, um reforço, pergunta pro veterinário. beijos

      Excluir