terça-feira, 15 de dezembro de 2015

RJ: População ganha canais para denúncia contra maus-tratos animais

Comissão irá apurar com rigor relatos feitos por e-mail ou pelo Disque Denúncia da Alerj

Por Daniela Calcia*


 Os animais são queridos e amados por seus tutores, os números comprovam o crescimento financeiro do mercado pet no Brasil. Porém muitos bichinhos não são tão bem cuidados e sofrem maus-tratos e abusos. Agora a população do Rio de Janeiro, ganha dois canais, graças à Comissão de Defesa dos Animais, da Alerj. Os relatos podem ser feitos pelo telefone 0800-2823595. O atendimento é de segunda à sexta entre 9h e 18h. As denúncias também podem ser
​encaminhadas​ ​para o e-mail comissaodireitodosanimais@alerj.rj.gov.br. Para denunciar, basta mandar texto e fotos, comprovando as alegações, que a Comissão irá apurar os casos com rigor.

 "Com a abertura desses canais, a população entrará em contato direto conosco para relatar os abusos que acontecem com nossos bichinhos. Pedimos que encaminhem fotos nítidas e textos com o máximo de dados para nosso e-mail, que faremos as apurações dos relatos. Quem preferir denunciar por telefone, deve ligar em horário comercial. A população não deve ter medo, pois denunciar é um ato de cidadania", ressaltou a​ presidente da Comissão, Daniele Guerreiro.

 São considerados maus-tratos o abandono, espancamento, envenenamento, prender animais em correntes, negar água e comida, capturar animais silvestres, obrigar o animal a puxar peso superior à sua força, negar assistência veterinária ao animal ferido ou doente, não abrigar o animal na chuva ou sol, utilizar animais em shows que lhes cause estresse e promover rodeios e rinhas de galo, entre outros.

*Daniela Calcia é formada em cinema e jornalismo, pesquisadora do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, confira seu perfil no Linkedin:


br.linkedin.com/pub/daniela-calcia/31/653/85a/


Nenhum comentário:

Postar um comentário