sexta-feira, 3 de junho de 2016

Mutirão de castração gratuita realizará mais de 200 cirurgias em Iturama, no interior de Minas Gerais (18 e 19/06)

Iturama, MG. O mutirão de castração gratuita é o resultado de uma parceria inédita entre a Prefeitura de Iturama, Minas Gerais e a Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo) - Campus Fernandópolis, interior de São Paulo. A Expectativa dos organizadores é de que sejam castrados mais de 200 animais. O evento é supervisionado por veterinários e será realizado nos dias 18 e 19 de junho, na Escola Municipal Dalva Barbosa Garrido, em Iturama.

Participarão cerca de 80 voluntários, entre estudantes, residentes do curso de medicina veterinária, professores, veterinários da cidade, profissionais da saúde e moradores. “ O objetivo é intensificar as ações de saúde pública no município. A castração em massa é uma forma de controlarmos a superpopulação de animais em situação de abandono e consequentemente de prevenirmos as zoonoses, que são as doenças transmitidas entre os animais e seres humanos”, afirma Claudio Tomaz de Freitas - prefeito de Iturama.

As castrações serão de graça, portanto mutirão é uma boa oportunidade para pessoas com pouca condição financeira, tendo em vista que este tipo de operação chega a custar cerca de R$ 500 (Quinhentos Reais). “Há risco cirúrgico, por isso o animal deve estar saudável. Além do controle da superpopulação, a castração no caso das fêmeas previne o surgimento de tumores e doenças no útero”, explica Samir Alves Bento - médico veterinário.

Serão beneficiados moradores de Iturama e Alexandrita ( distrito vizinho), que tenham cão (macho ou fêmea) e desejam castra-lo. Os proprietários deverão comparecer ao local munidos com os documentos pessoais (RG, CPF), o comprovante de endereço e apresentar o animal em boas condições de saúde. “Desta vez o mutirão será exclusivo para a castração dos cães, mas vale lembrar que os donos de gatos também podem castra-los gratuitamente, basta realizar o agendamento pelo telefone do Centro de Controle de Zoonoses do Município”, esclarece o veterinário.

Atrações: Durante o período em que os animais estiverem sendo submetidos aos procedimentos cirúrgicos, serão oferecidas à comunidade palestras educativas sobre “Posse Responsável”, “Saúde e Bem-Estar Animal”, além de sessão “Tira-Dúvidas, com a especialista e educadora em saúde Patrícia Leal Nunes e distribuição de informativos.

Importância da Castração: Os hábitos inadequados de manutenção e a procriação descontrolada de animais domésticos ocasionam um excessivo número de cães e gatos, tornando-os indesejados, seja por aspectos estéticos, ambientais ou pela presença de grupos de animais abandonados, além de constituir em grave problema de saúde pública (zoonoses).

Sobre Zoonoses: São doenças que podem ser transmitidas entre os animais e o ser humano. A posse responsável, bons hábitos de higiene e a castração são algumas medidas que ajudam na prevenção das zoonoses e controlam o número de animais em situação de risco. "Animais tratados, desverminados e vacinados, que vivem em boas condições de higiene, dificilmente transmitem doenças às pessoas.  Todo proprietário deve cuidar bem do seu pet e levá-lo sempre ao veterinário", explica Samir Alves Bento- médico veterinário.

Local e horário do Mutirão: O programa iniciará com o mutirão de castrações nos dias 18 e 19 de junho de 2016 nas dependências da Escola Municipal Dalva Barbosa Garrido, localizada na Rua Cidade do Prata, nº 452 – Centro. As castrações serão realizadas no período da manhã e da tarde, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.

Como se inscrever: Não é necessário fazer inscrição prévia ou agendamento.  Obrigatório levar documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço. Apresentar o animal nos dias do evento no local e horários informados acima. O atendimento é por ordem de chegada.

Custos: Cirurgia: Gratuita. ***O dono do animal poderá ter eventual custo com medicação pós-operatória.

Mais Informações: Centro de Controle de Zoonoses. Telefone: (34) 3411- 9594.
Site: www.iturama.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário