quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Saúde animal: Cinco tópicos sobre a doença hepática em cães*

1.    Causas: A maioria dos casos de hepatite primária canina têm origem idiopática, isto é, surgem espontaneamente. Mas também há hepatopatias causadas por micro-organismos, toxinas, drogas, reações imunomediadas, distúrbios hereditários relacionados ao metabolismo de cobre, alterações metabólicas raciais, além de neoplasias.

2.    Predisposição: A idade média de animais acometidos está entre 4 e 7 anos, mas não há predileção sexual.  As raças mais predispostas são: Dobermann, Pinscher, West Highland White Terrier, Scottish Terrier, Labrador Retriever, Cocker Inglês e Cocker Americano.

3.    Cirrose: A cirrose é o estágio terminal da hepatite crônica e é caracterizada por fibrose do fígado e mudança da arquitetura hepática, entre outras características.

4.    Sintomas: Os sintomas dependem da gravidade e progressão da doença e só são observados quando a enfermidade esgota as reservas hepáticas. Os pacientes podem apresentar quadros gastrintestinais inespecíficos, como hiporexia, perda de peso, náusea, êmese e diarreia.

5.   Dieta específica:  A doença hepática é agravada pela falta de apetite do animal. Por isso, o alimento precisa ser bastante palatável e muito digestível, para reduzir o estado catabólico. É preciso oferecer uma dieta de manutenção que utilize proteínas em quantidade suficiente para atender a regeneração, reparação e manutenção hepática, reduzindo ao mínimo os produtos nitrogenados resultantes do catabolismo das proteínas. Equilíbrio Veterinary Hepatic –HE possui 14% de proteína e sua fonte é de origem vegetal (proteína hidrolisada de soja), auxiliando o metabolismo proteico sem exceder a capacidade do fígado. Possui teores reduzidos de cobre, zinco quelatado e garante energia metabolizável adequada (3963kcal/kg).

Fonte: Marcello Machado, médico veterinário da Equilíbrio (Total Alimentos) e Gerente Técnico Nacional da Total Alimentos.

* Em caso de dúvidas, consulte o médico veterinário do seu cão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário