terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Conheça as vantagens de ter um animal de estimação

Animais de estimação reduzem a sensação de solidão, ansiedade e depressão. Foto: Pixabay
Rio de Janeiro, RJ. Ter um animal de estimação exige alguns cuidados, mas o trabalho é pequeno quando comparamos aos benefícios que eles trazem. Cerca de 33 milhões de brasileiros que são donos de cães e 17 milhões que têm gatos já descobriram isso. Se você ainda não tem um bichinho de estimação, saiba que nunca é tarde para adotar.

Foto: Pixabay
Estudos indicam que a interação entre homem e animal traz uma sensação de bem-estar e conforto, assim como reduz a sensação de solidão, ansiedade, tristeza e depressão. Isso porque os humanos que passam o dia com animais liberam hormônios que melhoram o humor.

Criar um bicho em casa ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides. Consequentemente, servem de prevenção contra ataques do coração e outras doenças cardiovasculares.

As caminhadas com o pet são boas para manter e perder peso, e os responsáveis pela saída diária são menos propensos à obesidade, se comparados com quem não possui animal de estimação

Foto: Pixabay
Outro estudo afirma que gatos podem ser benéficos para prevenir acidente vascular cerebral, infarto e outras doenças cardiovasculares. Esse resultado foi percebido apenas entre pessoas que tinham essa espécie, não incluindo os donos de cães. Apesar de não explicar a causa, os cientistas acreditam que esse poder está no fato de os gatos ajudarem a relaxar e reduzir a ansiedade de seus criadores.

Os pelos dos gatos que ficam pela casa não são de todo mal. As crianças que são criadas em contato com eles têm mais resistência ao desenvolvimento de asma. O mecanismo é o mesmo das alergias: ao conviver com o animal, o sistema imunológico fica mais forte e há menos riscos de ter o problema.

Fonte: Vinícius Cordeiro é advogado, ex secretário municipal de Proteção Animal do Rio de Janeiro; Bruna Franco é ativista, dirigente da ONG ADAMA. Contatos: viniciusadv@globo.com e brunafrancoativista@gmail.com


OBS: O Blog Bonde da Bardot é um canal de utilidade pública. Releases, sugestões de pauta, campanhas de adoção e animais para adoção, resgate, LT ou pets perdidos e encontrados podem ser enviados para dcalcia@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário