quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Grupo de trabalho em prol das políticas públicas para proteção e defesa dos animais é criado pela Prefeitura do Rio

Fórum reuniu gestores da proteção animal de diversos municípios do RJ, além de representantes da OAB-RJ e de órgãos policiais

Diversos temas sobre a causa animal foram abordados no Fórum realizado pela SMPDA. Foto: Divulgação

O 2°Fórum Intermunicipal de Gestores da Proteção Animal do Estado, sediado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) lotou o auditório do Planetário do Rio, na Gávea, zona sul da cidade. O evento aconteceu nesta quarta-feira (23/11) e contou com a participação de diversos representantes de municípios do Estado onde há órgãos locais de proteção animal em atividade, da OAB-RJ, de órgãos policiais (DPMA e Polícia Ambiental) e da Associação Nacional de Clínicos e Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo - Anclivepa-SP.

- O encontro foi rico em troca de experiências, iniciativas na área de gestão da proteção animal, além de unificar atores importantes dessa política, como forças policiais, gestores, advogados animalistas e esse encontro já produziu e produzirá novos frutos -,destacou o secretário da SMPDA Vinícius Cordeiro.

O tema 'Proteção Animal e o Papel da Polícia de Proteção ao Meio Ambiente' foi abordado pelo Delegado Titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) Wellington Vieira, pela 1ª Tenente VET Almeida e pela 2º Tenente Livia (ambas do Comando de Polícia Ambiental- CPAM). O Dr. Wellington ressaltou que qualquer delegacia está apta para atender a causa animal. Já a Tenente Almeida explicou que a equipe do CPAM remodelou a educação ambiental para que mais pessoas conheçam a  legislação.

No painel 'Legislação Municipal de Proteção Animal e Advocacia Animalista', o Dr. Reynaldo Velloso, Presidente da Comissão de Proteção dos Animais - CPDA/RJ discorreu sobre a importância de atualizar a legislação atual. A Dra. Larissa Paciello comentou sobre a mediação nos conflitos com animais e destacou os problemas em condomínios. A Dra. Jomara Knoffe da CPDA/OAB-Barra falou sobre a importância de maior entrosamento entre os gestores.

Foto: Divulgação
Sobre o ponto 'Educação Animalista', a professora e coordenadora do Programa de Educação Animal da SMPDA Gisele Lancates ressaltou a importância de que as crianças aprendam a viver de forma harmônica com os animais. Já o coordenador da Coordenadoria Especial de Direito dos Animais de Niterói, o biólogo Marcelo Pereira, foi o grande homenageado do fórum pelo trabalho que realiza há 10 anos em defesa dos animais.

O encontro resultou num grupo de trabalho em que gestores dos municípios do Rio de Janeiro, Maricá, Niterói, Petrópolis, Macaé, Teresópolis, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Volta Redonda, Nova Friburgo, Miguel Pereira, Resende e Barra do Piraí, juntamente com os representantes da PMERJ, OAB-RJ e Anclivepa-SP, continuarão trocando informações para o avanço das políticas públicas em prol dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário