quarta-feira, 11 de junho de 2025

ONG realiza ação pacífica no supermercado em São Paulo para cobrar compromisso com bem-estar animal

Ativistas da Sinergia Animal pedem que Grupo Zaffari publique uma política para eliminar o uso de gaiolas na produção de carne suína


Objetivo é conscientizar os consumidores sobre práticas de bem-estar animal.  Foto: Nico Nemer 


A organização internacional de proteção animal Sinergia Animal realizou uma ação pacífica na unidade do supermercado Zaffari Morumbi Town, na zona sul de São Paulo. A intervenção teve como objetivo conscientizar os consumidores sobre práticas de bem-estar animal na indústria suína e pedir que o grupo Zaffari publique um compromisso formal para eliminar o uso das controversas gaiolas de gestação para porcas reprodutoras em sua cadeia de fornecimento.

Durante a atividade, ativistas etiquetam, de forma simbólica, os produtos de carne suína da marca própria do supermercado com adesivos informativos. Também foram distribuídos folhetos aos clientes. A ação foi realizada de maneira respeitosa e pacífica, sem causar qualquer dano aos produtos.

O uso de gaiolas de gestação é uma prática obsoleta e que causa extremo sofrimento nos animais. As gaiolas têm praticamente o mesmo tamanho do corpo das porcas, e as impedem de se virar para os lados. Elas são confinadas e imobilizadas por praticamente toda a vida. Diversas empresas do setor já avançaram nesse tema. É fundamental que o Zaffari também dê esse passo”, afirma Samantha Gaspar, coordenadora da Sinergia Animal.

No Brasil, redes de supermercados já firmaram compromissos públicos para eliminar o uso de gaiolas de gestação para porcas em suas cadeias de fornecimento, como GPA (Pão de Açúcar, Extra e Compre Bem), Grupo Carrefour (Carrefour, Atacadão, Sam´s Club, Nacional, Super BomPreço e TodoDia), Assaí Atacadista, Grupo Dia, Grupo St Marche, Hippo, UnidaSul, Mercadinhos São Luiz e Quitanda “Essas empresas demonstram que é possível atender às expectativas dos consumidores e promover melhorias na cadeia produtiva”, agregou Samantha.

Preocupação dos consumidores e influenciadores

A preocupação com o bem-estar animal é compartilhada por grande parte da população brasileira. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, revelou que 88% dos brasileiros maiores de 16 anos se importam, em maior ou menor grau, com o sofrimento dos animais nas fazendas. Além disso, 84% dos entrevistados afirmaram que trocariam de supermercado caso soubessem que o estabelecimento adquire produtos de fazendas onde os animais são submetidos a sofrimento.

A atividade contou com a participação dos influenciadores digitais Rodrigo Dorado e Pedro Garutti, que acompanharam a ação. 

O nosso objetivo é dialogar com os consumidores e com a própria empresa, buscando avanços concretos para o bem-estar dos animais na indústria. Seguimos abertos ao diálogo com o grupo Zaffari para que possamos, juntos, construir uma cadeia de fornecimento mais ética e alinhada às expectativas da sociedade”, complementa Samantha.

Sobre a Sinergia Animal

A Sinergia Animal é considerada uma das ONGs mais eficazes do mundo em sua área de atuação pela Animal Charity Evaluators. A entidade atua em oito países da América Latina e Ásia, promovendo campanhas por políticas corporativas mais responsáveis, com foco na eliminação dos piores métodos de criação de animais de produção, como o confinamento de galinhas poedeiras em gaiolas e de porcas em gaiolas de gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário