Comissão de Meio Ambiente do Senado recebe diretores de ONGs e especialistas para discussão sobre o tema nesta terça-feira, dia 19 de agosto, a partir das 9h
A exportação de animais vivos pela via marítima, seus riscos e impactos, será o tema de uma importante audiência pública no Senado, prevista para ocorrer na Comissão do Meio Ambiente nesta terça-feira, dia 19 de agosto, às 9h.
A iniciativa, requerida pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES), parte da necessidade de informar o Parlamento e a sociedade sobre as consequências desta atividade para o bem-estar animal, o meio ambiente, a segurança e a economia.
Tema - Audiência pública no Senado Federal: "Impactos e riscos da exportação de bovinos vivos no Brasil"
Onde - Comissão de Meio Ambiente do Senado
Quando - Dia 19/08 (próxima terça), às 9h
Como assistir - Através deste link:
www12.senado.leg.br/ecidadania
Convidados para o debate:
● Vania Plaza Nunes, diretora técnica do Fórum Animal e médica-veterinária
● George Sturaro, diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas da Mercy For Animals no Brasil;
● Leticia Filpi, coordenadora do Grupo de Advocacia Animalista Voluntária e diretora jurídica da Agência de Notícias de Direitos Animais;
● Maira Luiza Spanholi, professora da Universidade do Estado do Mato Grosso(UFMT).
A audiência pública vai discutir vários temas:
» O sofrimento animal no transporte marítimo, que envolve longos períodos de confinamento, além de condições precárias e adversas;
» Riscos ambientais e de segurança, considerando as embarcações que transportam animais vivos;
» Poluição do ar e das águas, bem como a ligação indireta com o desmatamento e outros impactos socioambientais;
» Fundamentos jurídicos para a proibição da exportação de animais vivos por via marítima;
» As repercussões econômicas dessa atividade.
A exportação de animais vivos é alvo de crescente debate público no Brasil e no mundo. Mais de 2.300 bovinos morreram nos últimos cinco anos durante o transporte em navios para serem exportados a partir de portos brasileiros, segundo dados noticiados por veículos de imprensa em julho.
Em apenas em uma viagem realizada pelo navio Nada, em março de 2024, 108 animais não resistiram — o maior número de mortes em uma única travessia marítima no período (de 2020 até 2025).
Sobre a entidade
O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal) é uma organização sem fins lucrativos, fundada há 25 anos, formada por uma equipe multidisciplinar que inclui médicos-veterinários, advogados, biólogos, profissionais de comunicação e marketing, geógrafos e pesquisadores de diversas áreas.
Nossa missão é sensibilizar e transformar a sociedade, buscando erradicar o sofrimento, a crueldade e as piores práticas contra os animais. Nossa equipe dá suporte ao desenvolvimento de várias ações de proteção e defesa animal.
Estamos comprometidos com a promoção de um mundo onde os direitos e o bem-estar dos animais sejam respeitados, intervindo ativamente, advogando por políticas públicas, promovendo educação e conscientização para transformar a relação entre humanos, animais e ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário