quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Saiba tudo sobre a torção gástrica em cães: sintomas, causas e tratamento


Com causas primárias ainda desconhecidas, a torção gástrica é um problema sério que atinge, principalmente, os cães de grande porte, podendo, ainda, acometer cachorros pequenos em casos muito raros. Tendo a alimentação feita de maneira errada e exagerada como principal desencadeador, a torção gástrica canina é fatal em cerca de 60% dos casos tratados tardiamente, o que pode levar o animal ao óbito dentro de poucas horas (6 a 12 horas).

Pode ser ocasionado pela excessiva ingestão de alimentos ou água, fazendo com que o estômago dilate e gire sobre o seu eixo, especialmente em cães que ficam muito agitados após se alimentarem”, explica o médico veterinário da Max (Total Alimentos), Marcello Machado.

A doença ocorre por meio da dilatação do estômago, seguida da torção desse órgão sobre si mesmo, levando à intensificação da fermentação e aprisionamento de gás e alimento em seu interior. “Quando o proprietário perceber algum desses sintomas, deve procurar ajuda profissional imediatamente”, orienta Marcello.

PRINCIPAIS SINTOMAS

-  Inquietação;

-  Náuseas;

-  Ânsia de vômito não produtiva;

-  Angustia respiratória;

-  Extrema sensibilidade na região abdominal;

- Palidez da gengiva;

- Aumento de volume crescente do abdômen, decorrente da fermentação do

alimento e formação de gases;

-  Sialorreia (saliva que flui para fora da boca).

TRATAMENTO

É realizado pelo médico veterinário, que irá introduzir uma sonda através da boca do animal até o estômago, se a sonda não chegar até o estômago, será confirmado o diagnóstico da doença. O tratamento inicial consiste na descompressão do estômago através de intubação ou agulha, além de monitoramento do paciente até a estabilização completa.

PREVENÇÃO

-  Fracionar a qualidade de alimento

-  Oferecer um alimento rico em fibras

-  Evitar rações com elevadas taxas de fermentação.

-  Não permitir que o cão ingira muita água de uma vez, inclusive durantes as refeições, e exercícios (como pular e correr), após consumir o alimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário