segunda-feira, 20 de março de 2017

'Segunda Sem Carne': receita de Batalhoada da Eco Chef Mônica Bull


Divulgação

Continuando o projeto para aqueles que desejam abolir aos poucos ou de vez a carne do cardápio, trazemos uma receita vegana para a coluna "Segunda Sem Carne" lá de Cabo Frio, da Eco Chef Mônica Bull, que tem na bagagem 30 anos dedicados a pesquisa e alquimia dos sabores de ervas e especiarias. Em seu restaurante vegetariano Cereall Goumet, ela apresenta várias opções veganas e acredita ser essencial uma postura sustentável, ecológica e que resgate hábitos alimentares tradicionais.  Segue o preparo da Batalhoada:

Receita de Batalhoada

Ingredientes: 5 cebolas médias, descascadas, inteiras, 2 cenouras médias, descascadas, cortadas em rodelas; 1 abobrinha média, com casca, cortada em rodelas; 5 a 7 vagens picadas, 5 batatas médias, com casca, inteiras, 1 batata doce média, descascada, cortada em rodelas, 1 xícara de funghi seco, 1 xícara de coração de alcachofra 1 tomate cortado em cubinhos, sem as sementes, caldo de legumes, temperos e sal a gosto, pimentões em tiras, azeitonas e Azeite a gosto.

Finalização: Cheiro verde picado, pimenta biquinho ou dedo-de-moça fatiada, alho frito.

Instruções de preparo: Higienize os legumes, especialmente os que serão usados com casca, depois passe a cozinhá-los separadamente, de modo que fiquem tenros, pois ainda irão ao forno. Em uma panela, ferva 2 litros de caldo de legumes ou 2 litros de água filtrada com 2 tabletes de caldo de legumes (certifique-se de não conter ingredientes de origem animal) e uma pitada de açúcar. Adicione cebola, alho e outros temperos, e acrescente sal, se achar necessário. Comece cozinhando primeiro as cebolas, retire em ponto ainda firme de cozimento e coloque em escorredor. Repita a operação com a cenoura, a abobrinha e a vagem, usando sempre o mesmo caldo de legumes para cozinhar e depositando os vegetais no escorredor.

Deixe as batatas para cozinhar no final, sempre separadamente. Se achar necessário, adicione mais água para cozinhá-las. Acerte também o sal. Depois de cozinhar todos estes ingredientes, coe e reserve o caldo de legumes que restou. Ligue o forno. Hidrate os cogumelos com parte do caldo de legumes ainda quente. Espere até os cogumelos ficarem macios. Depois disso, escorra bem. Misture todos os ingredientes preparados em uma travessa própria para ir ao forno, incluindo o tomate, os pimentões e as azeitonas. Neste momento, pode adicionar pequenos dentes de alho crus (depende de seu paladar). Acrescente o caldo de legumes reservado em quantidade suficiente para que metade dos legumes fiquem submersos. Regue com azeite e leve ao forno a 200ºC até que borbulhe. Antes de servir, salpique o prato com o cheiro verde, a pimenta e o alho frito.

Quem quiser provar outras receitas da Chef basta ir ao Cereall Gourmet Restaurant, na Rua José Bonifácio, 28, Centro, Cabo Frio. Informações pelo telefone (22) 2629-6739.


Nenhum comentário:

Postar um comentário