domingo, 31 de maio de 2015

Medicina veterinária legal será tema de congresso no Paraná



O Paraná será sede do 1º Congresso Internacional de Medicina Veterinária Legal – o Convel, que ocorre nos dias 24 e 25 de julho, no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O congresso é uma parceria entre a Revista Medvep, a Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL) e o Projeto Fauna Legal – maior projeto de pesquisa em Medicina Veterinária Forense do país, e ocorre paralelamente ao Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias, maior encontro de Medicina Veterinária do país, que acontecerá de 22 a 25 de julho. 


O Convel contará com palestrantes nacionais e internacionais, vindos do Reino Unido, da Colômbia e do Chile. Com foco na atuação do médico veterinário como perito ou assistente técnico, o Congresso enfocará maus-tratos e bem-estar animal, tráfico e identificação de aves e animais silvestres, biossegurança em aeroportos internacionais e defesa sanitária. “Sem dúvida, uma das principais demandas para peritos médicos veterinários é a investigação forense dos crimes contra a fauna”, diz o coordenador do Convel, Sérvio Túlio Jacinto Reis, que é presidente da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL) e diretor da Associação Iberoamericana de Medicina e Ciências Veterinárias Forenses. 

De acordo com o Ibama, de 2004 a 2014, o mercado ilegal de aves silvestres comercializou quase 6 milhões de pássaros no país, algo em torno de 7 bilhões de reais. “No Brasil, grande parte dos crimes contra a fauna está relacionada ao tráfico de animais silvestres, cujas condutas envolvem a captura, transporte e comércio ilegais de espécimes. O tema dos maus-tratos também é muito recorrente, principalmente em função do avanço da ciência quanto ao entendimento da senciência dos animais, ou seja, que são seres possuidores de sentimentos, interesses e consciência”, explica o médico veterinário.




Também serão destaques no Convel a “Psiquiatria Veterinária Forense”, tema proferido pelo médico colombiano, Nestor Calderón, da Universidade de La Salle, que é presidente do Instituto Técnico de Controle Animal (ITEC), e “Os desafios da integração internacional em Medicina Veterinária Legal”, abordado pelo presidente da Associação Iberoamericana de Medicina e Ciências Veterinárias Forenses, professor Víctor Toledo, do Chile. Para falar sobre sua experiência na área, estará presente o casal John e Margaret Cooper (da Inglaterra), autores do livro “Introduction to Veterinary and Comparative Forensic Medicine”, uma das obras mais respeitadas sobre Medicina Veterinária forense da atualidade. Os pesquisadores foram consultores e participaram ativamente da criação do laboratório forense de vida selvagem do Quênia, inaugurado recentemente. 

Serviço: Congresso de Medicina Veterinária Legal – Convel . Data: 24 e 25 de julho. Local: Expotrade Convention Center, em Pinhas, Curitiba, PR. Informações e inscrições pelo site www.medvep2015.com.br, telefones (41) 3039-1100 e 3039-2867 ou pelo e-mail contato@medvep.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário