sábado, 25 de julho de 2015

Castramóvel oferece atendimento e serviço de castração a cães e gatos, em Cariacica, no Espírito Santo

Por Alcione Coutinho



Cariacica/ES. Abraçada a sua gatinha Marie, de dois anos, a governanta Alaídes Rodrigues de Miranda, 48 anos, ouvia atentamente as instruções do veterinário Fabrício Pagani, na Praça do bairro Bandeirantes, na manhã da segunda-feira (20). A consulta ao médico era para agendar a castração da bichana no centro cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Ontem o carro do CCZ, o Castramóvel, realizou atendimento aos interessados em cadastrar seus animaizinhos. Primeiro cães e gatos são avaliados pelos veterinários, caso estejam em boa saúde e com as vacinas em dia, são agendados para a cirurgia.


Para o agendamento, os donos devem ter idade superior a 18 anos, apresentar comprovante de residência e cópia da Carteira de Identidade. As fêmeas não podem estar prenhas ou no cio. Caso o animal não preencha esses pré-requisitos, são vacinados e consultados para que possam restabelecer a saúde e passar pelo procedimento.


No dia da cirurgia do cão ou gato, o Castramóvel vai até o bairro e leva o animal para o procedimento no CCZ. O bicho – que deve estar em jejum – é levado para o centro cirúrgico, depois é submetido ao pós-operatório. No caso das fêmeas, o dono deve enviar uma camiseta para que sirva de roupa no pós-cirúrgico. Ao ser devolvido ao dono, o responsável também recebe a receita médica do animal.

“Para que a população saiba a data que estaremos no seu bairro, a liderança comunitária marca uma reunião antes, com os moradores interessados, para que os técnicos do CCZ possam avisar o dia e a hora que o Castramóvel estará na região”, explicou o veterinário Fabrício Pagani. Ele ressaltou que o projeto visa as políticas públicas para que as pessoas tenham consciência da posse responsável.
A dona de casa Maria José Cerri, 57 anos, concorda com o discurso do veterinário. “Lá em casa tenho três cadelas e dois cães. Por isso, prefiro castrar. Se a fêmea ficar prenha, não tenho como cuidar e vou ter que dar os filhotes. Nem todo mundo tem o zelo e a responsabilidade de manter um bicho de estimação”, ressaltou.

O projeto do Castramóvel foi criado em parceria com as lideranças comunitárias para oferecer consulta, vacinas, agendamento para castrações e outros serviços aos animais domésticos. Lembrando que o atendimento é realizado por bairro. Assim que encerrar os trabalhos no bairro Bandeirantes, os técnicos do CCZ irão se reunir com outra comunidade para agendar a visitação do Castramóvel em outra comunidade. Os serviços seguirão até que todas as regiões sejam contempladas

No caso da castração, é através da consulta que será analisado se é necessário ou não o procedimento. Este ano, o Castramóvel já realizou cirurgia nos animais dos bairros: Flor do Campo, Santo Antônio e Jardim Botânico.

Serviço: Atendimento Castramóvel

Quem pode: proprietários de animais residentes em Cariacica.

Itinerário: o Castramóvel percorrerá todos os bairros da cidade. Primeiro, é realizada uma reunião na comunidade para dar explicações sobre o programa a  quem tem interesse. Depois, no dia marcado, o carro do Castramóvel vai até o bairro e realiza o agendamento da cirurgia dos cães e gatos. Na data da cirurgia, o carro vai até o local e leva o animal para o centro cirúrgico do CCZ.

Documentos necessários: cópia da Carteira de Identidade e documento no próprio nome do interessado comprovando que é morador do município (conta de energia elétrica ou contrato de aluguel).

Informações: (27)  3346-6518

Fotos: Lucas Calazans

Fonte: Prefeitura de Cariacica

Nenhum comentário:

Postar um comentário