quarta-feira, 17 de junho de 2015

Cão é mesmo o melhor amigo do homem, animal rejeita quem é hostil com seu dono



Um estudo recente, realizado na Universidade de Kyoto, revelou que os cães não gostam de pessoas que são hostis com seus donos. Isso reforça a tese de que eles são realmente inteligentes, e que possuem habilidade social. De acordo com a pesquisa, diante de duas opções, os animais rejeitaram a comida dada pela pessoa que se negou a ajudar seu dono, o que conclui que se eles agissem apenas por interesse, não teriam feito diferenciação entre quem oferecia comida.


Segundo o médico veterinário e homeopata Dr. Marcos Fernandes, a inteligência social permite interpretar gestos humanos. "A leitura de sinais que os cães realizam é semelhante à leitura que as crianças pequenas fazem. Assim como os bebês, os cachorros são sensíveis aos sinais de comunicação dos humanos, sejam eles emitidos através de vozes, gestos ou olhares", revela.

Fernandes conta que certa vez um casal recebeu uma prima com seu novo namorado e que ninguém da casa gostava muito dele. Não houve episódio explícito de hostilidade, mas bastou o sujeito se aproximar do cão para que o animal reagisse de forma agressiva. “Era um beagle, uma raça conhecida por sua docilidade. De repente ele começou a latir e a avançar, então fecharam a porta de vidro. Mesmo assim o animal continuou a latir desesperadamente e babava de raiva quanto mais o cara tentava brincar com ele”, conta o médico.

As habilidades sociais dos cães podem ser resultado de sua domesticação. Seja como for, o fato é que eles entendem a linguagem corporal humana, conseguem se comunicar com as pessoas, valorizam as amizades, sentem empatia e são capazes de experimentar certas emoções. 

Fonte: Dr. Marcos Fernandes, veterinário homeopata, mestre em saúde pública pela USP e psicanalista. Apresentador do Programa Saúde Animal da Rádio Mundial (95,7 FM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário