O hospital será construído pela iniciativa privada no andar térreo de um prédio que pertenceu a uma concessionária de telefonia
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio |
O Rio vai ganhar um novo hospital veterinário público municipal na Zona Norte. A Prefeitura lançou, nesta quarta-feira (10/4), em parceria com a Cury Construtora, as obras do Hospital Veterinário de Irajá, na Rua Hannibal Porto, 450. O equipamento será construído pela iniciativa privada no andar térreo de um prédio de nove andares que, no passado, foi ocupado por uma concessionária de telefonia. O edifício foi doado à municipalidade pela construtora como contrapartida de licenças de empreendimentos residenciais na região.
"Esse era um compromisso nosso, fazer um hospital veterinário de referência. Temos duas unidades na cidade que nos orgulham e funcionam muito bem. Mas era um sonho ter um hospital de ponta e que vai ser o melhor hospital veterinário do Brasil. É mais uma unidade pública na cidade. Temos uma em Santa Cruz, outra na Mangueira e agora teremos essa em Irajá", afirmou o prefeito Eduardo Paes.
O projeto do Hospital Veterinário de Irajá prevê ambulatórios, consultórios, sala de raio X, enfermarias, centro cirúrgico, área para farmácia, laboratório, administração, refeitório e vestiários de funcionários. Todo o equipamento ficará em uma área de cerca de 790 metros quadrados no primeiro andar e a previsão é a de que seja entregue no terceiro trimestre deste ano. A ocupação dos demais andares ainda será definida pelo município.
"É importante destacar o esforço que a Prefeitura tem feito no adensamento das zonas mais estruturadas em infraestrutura na cidade. Neste caso, estamos falando da Zona Norte, e a Cury, entendendo essa diretriz, vem realizando empreendimentos na região. Isso é muito bem-vindo no ponto de vista do planejamento da cidade. Hoje, estamos num evento de doação de um equipamento público que decorre de obrigações que surgem por conta dos empreendimentos residenciais. Então, aqui a Cury propôs doar esse prédio para o Município e fazer o hospital veterinário", disse o subsecretário Executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), Thiago Dias.
O prédio de nove andares foi cedido pela Cury Construtora em virtude de contrapartida de licenças de obras de quatro conjuntos residenciais na mesma região. A lei urbanística da cidade prevê que licenças para construção de grupamentos, ou seja, condomínios com mais de 500 unidades residenciais, devam ter a contrapartida de doação de terreno por parte da construtora responsável para instalação de equipamento público. Com processos de licença em andamento para construção de unidades residenciais na região, a empresa optou por suprir a exigência repassando para o Município um prédio já construído, em vez de um lote.
"Ao adquirirmos esse terreno, uma coisa que chamou a nossa atenção foi o fato de aqui já ter um prédio instalado, um patrimônio. Em conversas com a Prefeitura, pensamos em como utilizar esse prédio para poder gerar valor para a região. E não simplesmente demolir o prédio e se perder isso. A partir dessas conversas, pegamos as contrapartidas para trazer esse hospital e atender ao bairro de Irajá", declarou o vice-presidente de Negócios da Cury Construtora, Leonardo Mesquita.
Este será o segundo hospital veterinário público municipal. Em fevereiro do ano passado, a Prefeitura do Rio inaugurou o Hospital Veterinário de Santa Cruz, que funciona nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho. A unidade, administrada pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio), tem capacidade para atender cerca de 80 animais com consultas veterinárias, exames, cirurgias eletivas, curativos, aplicação de medicamentos, microchipagem e vacinação antirrábica.
A Prefeitura tem ainda a Unidade de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Mangueira, que presta serviços gratuitos de veterinária e atendimentos especializados para animais de estimação a baixo custo, tais como cirurgias, consultas, exames laboratoriais e de imagem, sepultamentos e até cremações. Entre os serviços oferecidos gratuitamente estão castrações, diagnóstico de zoonoses, microchipagem e vacinação antirrábica. O centro também promove adoções de bichos de estimação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário