sexta-feira, 17 de maio de 2024

Botafogo tem primeira sessão de cinema petfriendly neste sábado (18/05)

Criada pela Cinesystem, Cinepets já levou mais de 4 mil cães e tutores para a frente das telonas

Foto: Reprodução da internet

Quer curtir um filme emocionante, ao lado do seu fiel companheiro de quatro patas? A hora é agora! A primeira edição no Cinesystem da Praia de Botafogo do projeto CinePets, sessão de cinema petfriendly criada em 2019 pela exibidora e que já levou mais de 4 mil pessoas – e muitos pets, para a frente das telonas, acontece no próximo sábado (18/05)! O projeto proporciona um momento único de interação entre cães e humanos, com toda adaptação para os olhos e ouvidos sensíveis dos peludos, mas sem que a qualidade de exibição seja perdida! 

O longa escolhido será “Amigos Imaginários”, que  conta a história de uma garota que passa a enxergar os amigos Imaginários de todos e embarca numa grande aventura! 

A Cinesystem tem em seu DNA oferecer conteúdos inovadores aliados a entretenimento e boas experiências dentro de uma sala de cinema. Queremos que nossos clientes possam colecionar lembranças inesquecíveis em família, com nossas salas como plano de fundo. E o CinePets é isso, uma oportunidade para que memórias incríveis, com a companhia dos pets, sejam criadas”, pontua a Gerente de Marketing e Produtos da Rede, Samara Vilvert.

O longa será exibido às 14h, em sessões adaptadas para os cães e seus donos em Brasília (DF), Ananindeua (PA), Santarém (PA), Arapiraca (AL), Imperatriz (MA), Paulista (PE), Vila Velha (ES), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Hortolândia (SP), Curitiba (PR), Londrina (PR), Rio Grande (RS) e São Leopoldo (RS). 

Como Funciona: Para que a experiência dos tutores e seus cachorros seja o mais prazerosa possível, a exibição conta com toda a adaptação necessária de som e luz, deixando o ambiente mais agradável aos olhos e ouvidos do pet, mas sem que os humanos percam a qualidade do filme. 

Existem também algumas regras para quem for participar. A primeira delas é que as poltronas são reservadas para os donos, os cachorros podem ficar no colo ou no chão. Estão liberados cães de pequeno e médio porte e que sejam sociáveis. Além disso, todos os animais precisam estar com as vacinas em dia e usar coleira. Ração e petiscos, assim como água - em recipientes adequados - são permitidos. 

Por fim, a dica é passear com o cachorro antes da exibição, para que depois ele aproveite o tempo na sala para descansar, e, se necessário, sair ao longo da exibição para que o pet possa fazer as necessidades.

Mais informações: https://www.cinesystem.com.br

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Por que meu gato está se escondendo?

Entenda as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa


Foto: Divulgação

Os gatos adoram procurar refúgio em locais fechados e se esconder, seja dentro de caixas ou até mesmo debaixo da cama. Esse comportamento natural da espécie é utilizado para descansar brincar, ou até mesmo para trazer conforto perante a novas situações.

Porém, o seu pet está passando mais tempo que o habitual nos esconderijos? Esse pode ser um sinal de que ele está lidando com uma situação estressante, como alterações na rotina ou até mesmo a mudança para um novo lar.

Desta forma, entender os motivos por trás do comportamento é essencial para proporcionar mais conforto e segurança. Para auxiliar os tutores nessa identificação, a médica veterinária gerente de produto da Unidade de Animais de Companhia da Ceva Saúde Animal, Marina Tiba, listou 5 razões pelas quais o gato pode estar se escondendo:

Personalidade Tímida: Alguns gatos têm uma inclinação natural para serem tímidos. Eles preferem espaços calmos e privados para se sentirem à vontade. Respeitar o tempo e o espaço do pet é essencial e deve-se oferecer opções de esconderijos seguros, como caixas ou caminhas aconchegantes.

Estresse: Se o gato está se escondendo mais do que o habitual, isso pode ser sinal de que algo o está incomodando. O tutor deve observar fatores que podem estar gerando estresse, como alterações na rotina, a chegada de um novo membro, ou até mesmo a mudança para uma nova casa. Neste caso, o animal poderá apresentar outros sinais de estresse, como arranhaduras em locais inadequados ou marcação urinária.

Adaptação à Nova Casa: Mudar de ambiente pode ser desafiador para os gatos. Eles precisam de tempo para se acostumar. Se esse for o caso, permita que o pet se esconda, fornecendo espaços seguros e familiares, isso fará com que o pet se sinta confortável e comece, aos poucos, a explorar e interagir com o novo lar.

Sensibilidade a Barulhos: Gatos são sensíveis a sons altos. Barulhos repentinos, como equipamentos de manutenção, aspiradores de pó e até mesmo sons fora do habitual podem assustá-los, levando-os a se esconder.

Alterações no Ambiente: Os gatos gostam de previsibilidade, sendo assim, quando algo muda em seu ambiente é natural que ele se esconda para lidar com o desafio.

Como visto, os felinos precisam de tempo para se adaptar a uma nova experiência. Portanto, caso o animal passe a se esconder mais que o habitual o tutor deverá ter paciência e criar uma atmosfera o mais positiva, calma e tranquila possível, pois diminuir o estresse contribuirá para reduzir o hábito de se esconder do pet”, detalha Marina.

Adicionalmente, o tutor pode investir em medidas simples, como investir no enriquecimento ambiental, com arranhadores, brinquedos e quebra-cabeça com petiscos, desta forma o animal ficará entretido e terá menos tempo para ficar no esconderijo.

Além disso, o uso de feromônios pode auxiliar no controle do problema. Quando sente este odor característico, o gato interpreta que aquele ambiente em que ele está é seguro e que não existe necessidade de se preocupar com perigos ou ameaças, fazendo com que ele se sinta no controle da situação.

Observar e compreender os hábitos dos gatos é essencial para garantir seu bem-estar. Enquanto é normal que eles se escondam ocasionalmente, um comportamento excessivo pode ser um sinal de estresse ou desconforto. Mas não se preocupe! Com paciência e algumas medidas simples é possível ajudar os felinos a se sentirem seguros e acolhidos.

Fonte: www.ceva.com.br

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Rio Grande do Sul: Inteligência Artificial possibilita "match" entre animais desaparecidos e seus tutores

Idealizador do projeto pede ajuda para divulgar a plataforma e unificar todas as informações entre abrigos e tutores. Atualmente existem mais de 2.900 tutores cadastrados procurando seus pets, enquanto a plataforma possui apenas o registro de 1.400 animais

Cerca de 10 mil animais foram resgatados durante as enchentes no RS. Foto: Divulgação

Em Canoas (RS), o casal Gustavo Furtado e sua esposa Jéssica Phoenix juntam forças para ajudar na mobilidade do processo de busca, depois de perceberem a dificuldade dos tutores encontrarem os seus pets. Gustavo criou uma plataforma que utiliza um software da Monday.com, que está servindo como a base de dados e o modelo de inteligência artificial da empresa Pix Force e com o apoio das equipes da A-Players e de Zeno Junior que estabeleceu a base para centralizar todas as informações.

Precisamos que todas as bases de dados sejam integradas ao sistema, em todas as cidades afetadas pela enchente. Por enquanto esse trabalho está sendo feito manualmente por poucos voluntários e isso atrasa muito. Todos os abrigos criaram páginas de Instagram e fica difícil para os tutores irem uma por uma procurar seu animalzinho. Ontem tivemos nosso primeiro match e estamos muito felizes, nossa IA está pronta!”, comemora Gustavo.

De um lado, há um link de cadastro onde o tutor cadastra seu animal perdido, usando fotos de boa qualidade e preenchendo campos como "nome do pet", "sexo", "cor", "porte" e adiciona um WhatsApp de contato. Por outro lado, há um segundo link onde os animais que estão em abrigos são cadastrados, preenchendo as mesmas características e anexando fotos em boa qualidade.

O Gustavo idealizou os formulários, programou as automações e uniu pessoas incríveis para se doar a esse projeto. Em Canoas já existem 45 abrigos diferentes e alguns deles possuem mais de 1 mil animais resgatados que ainda procuram por seus donos. Precisamos divulgar o projeto com urgência para que a plataforma unifique dados de animais perdidos e seus tutores. Hoje as informações estão espalhadas, dificultando todo o processo”, conta Jéssica.  

Como se cadastrar:

Se você é Tutor de algum animal e está procurando um animalzinho perdido, cadastre-se pelo link:

https://forms.monday.com/forms/427267b195e4cac5093a5fc8038af2a8?r=use1

Se você estiver em algum Abrigo, informe quais são os animais que estão com você pelo e-mail gustavo.furtado@a-players.io ou whatsapp (51) 99205-5082.