terça-feira, 29 de outubro de 2024

O destino dos Pets nas separações conjugais

Na hora da separação, a guarda dos pets pode ser tão complexa quanto a dos filhos. Com forte ligação emocional e crescente amparo jurídico, os animais são protagonistas em disputas de custódia e até pensão


Foto: Pixabay


Para muitos casais, os pets são mais do que apenas animais de estimação – são membros da família. Eles oferecem amor incondicional, conforto e companhia, especialmente em tempos difíceis. Contudo, quando uma separação acontece, surgem também as difíceis questões sobre quem ficará com o animal.  

O advogado especializado em Direito de Família, Lucas Costa tem lidado com um número crescente de casos em que os pets estão no centro de disputas de guarda. E ele entende o amor incondicional e o vínculo profundo com o animal, afinal, ele e a esposa também são pais de uma Golden Retriever chamada Pitaya.  

"Os pets ocupam um espaço muito especial na vida das pessoas. Como pai de pet, sei como é difícil imaginar a vida sem esse companheiro. O amor que nutrimos por eles é real, e isso precisa ser respeitado também no campo jurídico", afirma Lucas Costa. 

A guarda de pets nas separações 

Legalmente, os pets ainda são considerados bens móveis no Brasil, mas a abordagem está mudando à medida que mais pessoas defendem a importância do bem-estar animal. Na prática, os tribunais já começam a considerar fatores como: 

Quem cuida mais do pet: Alimentação, passeios, cuidados veterinários e outras responsabilidades cotidianas têm peso na decisão.

Ambiente mais adequado: Avalia-se qual dos ex-cônjuges pode oferecer um espaço mais confortável e seguro para o animal. 

Acordos entre as partes: Se os parceiros fizeram algum acordo prévio sobre a guarda, isso pode facilitar o processo de decisão. 

Lucas Costa enfatiza a importância de soluções amigáveis nesses casos: "Sempre que possível, busco a mediação para resolver disputas de guarda de pets. Assim como nos casos de guarda de filhos, o foco deve ser o bem-estar do animal".

Pensão alimentícia para animais de estimação 

Uma questão que está se tornando mais frequente é a da pensão alimentícia para pets. Sim, assim como acontece com os filhos humanos, os pets também podem ter direito a uma pensão para garantir seu sustento após a separação. 

"Já tivemos casos em que um dos ex-cônjuges foi condenado a pagar um valor mensal para o sustento do pet, cobrindo despesas como alimentação, vacinas e atendimento veterinário", conta Lucas. Essa tendência reflete a crescente valorização do papel dos pets nas famílias modernas, reconhecendo que o cuidado adequado exige um investimento financeiro contínuo. 

Além disso, para Costa, em muitos casos, a disputa pela guarda de um pet pode ser emocionalmente tão desgastante quanto a guarda de um filho. Para muitos casais, o pet é um “filho de quatro patas”, um ser que traz amor e alegria, e cuja ausência é sentida de forma intensa. 

"Na prática jurídica, percebo que a separação de um pet pode ser devastadora para um dos ex-cônjuges. Por isso, sempre busco soluções que tragam o máximo de paz para ambas as partes – e, claro, para o animal", comenta Lucas. 

Soluções jurídicas e recomendações para tutores de pets 

Diante do aumento de disputas envolvendo animais de estimação, Lucas Costa acredita que é fundamental que os tutores estejam preparados para enfrentar essas questões de forma proativa. Para isso, recomenda que alguns cuidados sejam tomados assim que o filho não-humano entra para a família. Algumas soluções jurídicas e recomendações podem fazer toda a diferença em caso de separações. São elas: 

Acordos prévios: Incluir cláusulas sobre a guarda e cuidados do pet em acordos pré-nupciais pode prevenir conflitos futuros. 

Documentação detalhada: Manter registros sobre aquisição, despesas e cuidados com o pet pode ser útil em caso de disputa. 

Busca por mediação: Evitar longas batalhas judiciais e buscar um mediador pode ser uma solução mais rápida e menos traumática para todos os envolvidos. 

"Meu trabalho é assegurar que tanto as pessoas quanto os animais encontrem o que é justo e necessário. E é por isso que continuarei lutando para que a guarda de pets seja regulamentada de forma mais completa no Brasil", finaliza Lucas.  

Foto: Divulgação
Quem é Lucas Costa?

Advogado, formado pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), com pós-graduação em direito processual civil pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDCONST)

Por dois anos foi membro do grupo de pesquisa em Direito de Família da UNICURITIBA. Foi membro do Grupo Permanente de Discussão da OAB/PR na área de Planejamento Sucessório.

É membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Tem nove anos de experiência na defesa de mulheres em ações envolvendo violência doméstica e nas áreas de família e sucessões. Possui escritório físico há seis anos na cidade de Curitiba/PR, atendendo em todo o Brasil. 

Cães podem motivar tutores a adotarem um estilo de vida mais ativo

Mars Petcare compartilha algumas orientações essenciais para incluir a prática de exercícios de forma segura na rotina dos pets


Foto: Mars/Divulgação


Com o crescente interesse por hábitos saudáveis, muitos tutores têm descoberto que seus cães são parceiros ideais para atividades físicas. Seja uma caminhada no parque ou uma corrida leve pelo bairro, essa interação não apenas ajuda a combater o sedentarismo, como também fortalece o vínculo entre o tutor e o animal, trazendo benefícios físicos e emocionais para ambos.

A prática de exercícios com os cães envolve criar um ciclo de ganhos mútuos: o tutor ganha motivação para se movimentar e adotar um estilo de vida mais ativo, enquanto o cão alivia o estresse, gasta energia e melhora seu condicionamento físico. Incorporar o animal às atividades ainda promove uma rotina mais regular, transformando os passeios diários em parte essencial do cotidiano e contribuindo para a saúde mental, cardiovascular e prevenção da obesidade, inclusive nos cães.

No entanto, muitas vezes as dúvidas sobre o tipo e a intensidade dos exercícios adequados podem fazer com que os tutores não aproveitem da melhor forma os passeios com seus cães.

Pensando nisso, a Mars Petcare, especialista em nutrição e bem-estar animal, detentora das marcas ROYAL CANIN®, PEDIGREE® e WHISKAS®, dentre outras, compartilha dicas para auxiliar os tutores a introduzir atividades físicas de forma saudável e segura na vida dos pets. Confira!

Consulta veterinária prévia


Antes de iniciar uma rotina de exercícios com o cão, é fundamental consultar um Médico-Veterinário. Com a avaliação do estado de saúde do animal, considerando fatores como idade, raça e condição física, o profissional pode oferecer orientações personalizadas para garantir que o pet esteja apto para a prática.



Início gradual e atividades apropriadas


Adotar uma abordagem gradual, com caminhadas leves, sempre em horários mais frescos, pode contribuir para a adaptação do animal. A intensidade e a duração dos exercícios devem ser ajustadas com base no condicionamento físico do pet, respeitando seus limites. Raças braquicefálicas, como Pug, Bulldog e Shih Tzu, possuem limitações respiratórias e devem evitar exercícios intensos. Cães idosos ou com condições de saúde deterioradas, como problemas cardiorrespiratórios ou articulares, precisam seguir uma rotina mais leve e com menor impacto, sempre sob orientação veterinária.


Hidratação e cuidados pós-exercício


Manter o pet bem hidratado antes, durante e após os exercícios e evitar horários de calor intenso é essencial para prevenir a fadiga ou hipertermia. Além disso, oferecer um local fresco e confortável para o descanso do animal após a atividade pode auxiliar na sua recuperação.


Alimentação adequada


É recomendado adaptar a dieta do animal, oferecendo parte da refeição antes da atividade e respeitando o intervalo de duas horas entre a alimentação e o exercício. A porção restante deve ser oferecida uma hora após a prática para garantir uma reposição equilibrada de energia.


Para saber mais sobre a Mars e conferir mais dicas sobre os pets, visite o site.


domingo, 20 de outubro de 2024

Ampara Animal lança o curta-metragem "Super Poder de Fiel", confira o vídeo:

O objetivo é promover a conscientização das crianças sobre temas como o abandono, os maus-tratos e a importância do cuidado e da responsabilidade em relação aos pets

Foto: Divulgação


"Super Poder de Fiel" se passa na fictícia "Cidade dos Vira-Latas", onde os animais enfrentam dificuldades impostas pelos vilões Xerife Bufão e Dona Rubicléia, que se opõem à presença de cães e gatos nas ruas. A trama acompanha as vidas de três cães que, apesar dos desafios, encontram em Fiel, um Vira-Lata resgatado, o herói que se levanta para defender seus companheiros com o poder do amor. A narrativa busca instigar a reflexão sobre o respeito pelos animais e a necessidade de criar uma sociedade mais empática e consciente.

A história de Fiel é inspirada em casos reais, assim como muitos outros cães, foi vítima de maus-tratos, sofrendo agressões físicas e sendo negligenciado. Ele foi encontrado em uma situação crítica, onde era constantemente agredido com mangueiras. Após ser resgatado, Fiel encontrou uma nova chance de vida, repleto de carinho e segurança, e vive há nove anos em um ambiente de amor e cuidado. Sua trajetória no curta-metragem simboliza a transformação que o amor e a proteção podem proporcionar aos animais que passaram por situações de abuso.

O curta também apresenta outros personagens, como Borogodó, uma gatinha que, ao lado de Fiel, enfrenta as dificuldades impostas pelos vilões da cidade. A história é contada de forma divertida, utilizando elementos lúdicos que tornam o enredo acessível ao público infantil, permitindo que crianças compreendam a mensagem de forma clara e envolvente.

A idealização do filme é levar a mensagem para uma nova geração de cidadãos e buscar incentivar o respeito e a empatia pelos animais.

"Super Poder de Fiel" já está disponível no canal oficial do Instituto Ampara Animal no YouTube. A produção convida o público a assistir e compartilhar a mensagem de amor e responsabilidade com os animais. O curta oferece uma forma de ensinar às crianças, de maneira simples e envolvente, que todo animal merece respeito, carinho e uma vida digna.

Assista "Super Poder de Fiel" no YouTube: 



A produção foi idealizada por Kely Nascimento e contou com o apoio do Instituto Renascento. O curta já está disponível para visualização gratuita, e o Instituto Ampara Animal espera que ele contribua para a conscientização de crianças e adultos sobre o cuidado e a proteção dos animais.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Uma cidade, muitas histórias: um gato entrelaça diferentes destinos pelas ruas de Tóquio

Nick Bradley apresenta um retrato imersivo do Japão em ficção sobre conexões humanas a partir da jornada de um felino misterioso



Em um dia qualquer, no bairro de Asakusa, uma jovem entra na loja de um tatuador e faz um pedido inusitado. Ela quer tatuar nas próprias costas o mapa completo das ruas da capital japonesa; mas vazias, sem ninguém. Acostumado a atender apenas clientes da máfia local, o profissional aceita o desafio, embora não resista ao impulso de incluir uma gatinha manchada no desenho – desencadeando uma série de eventos interligados com toques de realismo mágico que dão vida à obra Um gato em Tóquio, de Nick Bradley, publicado no Brasil pela VR Editora.

Na primeira sessão, o tatuador ilustra a gatinha em frente à famosa estátua do cão Hachiko, na estação Shibuya. No entanto, toda vez que a jovem retorna para realizar as sessões seguintes, ele fica incrédulo ao perceber que a gata sempre muda de lugar, passeando entre os prédios, telhados e vilarejos eternizados na pele da moça. Enquanto isso, o homem não sabe, porém, que um gato misterioso vagueia de verdade pelas avenidas de Tóquio desde que ele desenhou o bichano.

Nas esquinas, o animal esbarra com diferentes pessoas, cujas trajetórias são entrelaçadas de formas inesperadas tanto pela figura do felino quanto pela metrópole. Em uma prosa que mistura romance com coletânea de contos, cada capítulo mergulha nas histórias individuais desses personagens. Algumas são leves e divertidas, outras mais densas – passando por temas como pertencimento, violência e relacionamentos.

Às vezes, sinto que toda a cidade é um vasto organismo. É como um ser humano do qual todos fazemos parte. Estamos limitados a estradas, cursos d’água, túneis, trens. É como se nossos caminhos estivessem traçados para nós e não tivéssemos como escapar deles. É isso que torna aquela gata diferente de nós. Ela pode entrar e sair dos trens quando quiser. Já nós, humanos, estamos vinculados ao destino da cidade. Ninguém pode escapar das suas garras.
(Um gato em Tóquio, p. 81)

Considerado símbolo folclórico e de boa sorte no país, o protagonismo místico do gato não é o único diferencial deste lançamento. O livro de Nick Bradley também inova no estilo de escrita ao introduzir diversos focos narrativos e gêneros literários, como histórias em quadrinhos (os mangás, em japonês), haicais (poesias japonesas) e fotografias de comidas típicas e cenários. Além disso, o autor quebra a “quarta parede” e aborda elementos metaliterários: no capítulo sobre a tradutora americana, por exemplo, a própria personagem traduz o enredo do qual faz parte.

Em uma Tóquio frenética, que contrasta o moderno e o tradicional, esta leitura convida leitores a embarcarem em uma viagem guiada pelo gatinho, a fim de conhecer um retrato imersivo e sensível da cultura do Japão. Ao mesclar as tristezas e mazelas do cotidiano à magia felina, a obra propõe uma reflexão sobre como os encontros e desencontros revelam o verdadeiro sentido da vida: as conexões humanas que construímos ao longo do caminho e os múltiplos sentimentos que derivam dessas relações.

Fica técnica
Título: Um gato em Tóquio
Editora:  VR Editora
Autor: Nick Bradley
Gênero: Ficção contemporânea
ISBN:  978-85-507-0537-8
Número de páginas: 312  
Preço: R$ 64,90 
Onde encontrarAmazon | E-commerce VR Editora | Principais Livrarias do Brasil 

Sobre o autor: Nick Bradley nasceu na Alemanha, mas cresceu em Bath, na Inglaterra. Depois de se formar em Literatura Inglesa, passou anos vivendo no Japão, onde trabalhou como tradutor. O escritor é fluente em japonês e sua tese de doutorado discorre sobre a figura do gato na literatura japonesa. Um gato em Tóquio é sua obra de estreia, que já foi traduzida para mais de dez idiomas.

Instagram do autor@nasubijutsu

Sobre a editora: A VR Editora está no Brasil há 25 anos. Tudo começou com a linha de Livros Presentes para ocasiões especiais. Em 2008, com a entrada da coleção Diário de um Banana – um sucesso de vendas em pouco tempo –, a VR Editora tornou-se inspiração quando o assunto é leitura infanto-juvenil. Apresenta temas importantes da atualidade por meio de premiados autores e ilustradores, nacionais e estrangeiros. Um gato em Tóquio é o primeiro livro de ficção adulta publicado pela VR. Este lançamento marca a aproximação da editora com um público adulto consumidor de livros de ficção contemporânea em geral.

Acompanhe a editora nas redes sociais:
Instagram: @vreditorabr
TikTok: @vreditorabr
Site:
 https://www.vreditora.com.br/

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Mais saúde, menos preocupações: 6 ações preventivas para seu pet*

Cuidados antecipados ajudam a prevenir situações risco e que podem trazer doenças graves e contagiosas aos animais
 
Dra. Monique Rodrigues. Foto: Divulgação 


Mais do que um ato de amor, cuidar da saúde dos pets é uma responsabilidade fundamental que assegura anos de alegria e bem-estar ao lado dos nossos companheiros. Segundo uma pesquisa realizada pela Banfield, uma rede de hospitais veterinários dos Estados Unidos, 95% dos tutores consideram os cuidados com seus pets uma prioridade. No entanto, garantir o bem-estar dos animais exige mais do que carinho: envolve atenção contínua à saúde preventiva. Ao investir nesses cuidados, não apenas prevenimos doenças, mas proporcionando uma vida longa, ativa e cheia de vitalidade. 

 

Para manter a longevidade dos pets, é essencial adotar algumas ações de manutenção da saúde dos nossos bichinhos. Segundo a médica veterinária Monique Rodrigues, fundadora da Clinicão, esses cuidados vão além do básico e são cruciais para prolongar a vida dos animais e garantir seu bem-estar. A especialista lista seis dicas que ajudam a preservar a saúde dos pets e promover uma vida longa e saudável aos nossos melhores amigos: 

1. Vacinação em dia

As vacinas são a primeira linha de defesa contra doenças graves e contagiosas. Segundo Monique,  é necessário manter o calendário de vacinas atualizado para proteger seu pet de infecções que podem ser fatais. Além de evitar doenças como parvovirose, cinomose e leptospirose, as vacinas também ajudam a prevenir surtos que podem afetar não apenas os animais, mas também a saúde pública. A veterinária ressalta que cada tipo de pet possui suas próprias necessidades vacinais, e que os tutores devem estar atentos às orientações do veterinário, agendando consultas regulares e garantindo que os reforços sejam feitos nos períodos corretos.

2. Controle de Parasitas
Pulgas, carrapatos e vermes não apenas causam desconforto aos nossos animais de estimação, mas também podem transmitir doenças sérias que representam riscos significativos à saúde deles. Esses parasitas são mais do que meros incômodos. A especialista explica que é essencial implementar um protocolo adequado de prevenção, como o uso regular de antiparasitários e vermífugos. A limpeza do espaço onde o pet vive e brinca pode ajudar a prevenir a infestação. Adicionalmente, a higiene pessoal dos tutores e o cuidado com a saúde dos animais que frequentam o mesmo ambiente também é essencial para minimizar riscos.

3. Exames e consultas regulares
As consultas veterinárias periódicas são essenciais para monitorar a saúde do seu animal de estimação e não devem ser reservadas apenas para situações de emergência. Realizar check-ups regulares permite identificar precocemente qualquer problema de saúde, garantindo um acompanhamento preventivo e proporcionando tratamentos mais eficazes e menos invasivos quando necessário. Agendar exames anuais é uma prática fundamental que ajuda a reconhecer antecipadamente qualquer complicação que possa surgir.

4. Alimentação Balanceada
Rodrigues explica que a escolha de uma ração de qualidade também faz parte dos tratamentos preventivos. Uma alimentação adaptada às necessidades nutricionais do seu pet de acordo com a idade, peso e condições de saúde, é fundamental. Uma dieta equilibrada evita problemas como obesidade e outras doenças associadas, sendo o caso de diabetes e problemas cardíacos.

5. Exercício e Estimulação Mental
Para o desenvolvimento saudável dos nossos bichos de estimação, manter o pet ativo é crucial não apenas para a saúde física, mas também para o bem-estar mental. A atividade física regular - que pode incluir caminhadas, brincadeiras e exercícios específicos - pode ser uma excelente opção para prevenir o sobrepeso e a obesidade Além disso, o movimento constante ajuda a fortalecer os músculos e ossos, além de aumentar a resistência e melhorar a circulação sanguínea, promovendo um corpo mais saudável e ativo.

6. Higiene adequada
Por fim, é essencial manter uma rotina de cuidados de higiene e limpeza dos pets. Manter os cuidados é essencial para prevenir uma série de problemas de saúde. Banhos regulares, cuidados com os ouvidos, corte das unhas e escovação dos dentes ajudam a evitar infecções, doenças de pele e problemas dentários. Além disso, manter a pelagem limpa e escovada também contribui para o bem-estar geral do animal, promovendo saúde e conforto.

Ao seguir essas dicas, você garante uma vida mais saudável para seus melhores amigos, além de promover o bem-estar físico e mental deles. Implementar medidas como a vacinação, o controle de parasitas, uma alimentação balanceada, exames regulares, exercício físico e higiene adequada são passos indispensáveis para assegurar que os pets vivam com qualidade, energia e vitalidade. Ao cuidar da saúde deles de forma contínua, você oferece não apenas proteção, mas também mais anos de felicidade ao lado dos seus companheiros fiéis.

*Por Dra Monique Rodrigues 

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Artistas se unem à Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) no Dia dos Animais

SVB lança um vídeo em suas redes sociais com o tema “Pare de Comer Animais”



Nesta sexta, dia 4 de outubro, em comemoração ao Dia dos Animais, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) lança um vídeo em suas redes sociais com o tema “Pare de Comer Animais”. O vídeo reúne quatro artistas veganos de destaque: as atrizes Natália Rosa e Mel Lisboa, o ator Emiliano d’Avila e o cantor D’Black. Juntos fazem um apelo ao público e pedem que considerem o veganismo como uma forma de proteger os animais e convidam as pessoas a visitarem o site paredecomeranimais.com.br para saber mais sobre essa escolha ética. 


Confira o vídeo da campanha: 



A campanha busca promover uma reflexão sobre o impacto do consumo de animais e destacar o papel de cada indivíduo na construção de um mundo mais compassivo. O site traz ainda materiais gratuitos para ajudar as pessoas na transição ao veganismo incluindo o cardápio de 14 dias vegano desenvolvido por nutricionistas. 

Com mais de 20 anos de atuação, a SVB tem liderado campanhas significativas em prol dos animais, do meio ambiente e da saúde pública. Uma das iniciativas mais conhecidas da entidade é a Segunda Sem Carne, que tem como embaixador mundial o cantor Paul McCartney. Ainda este mês, a SVB marcará presença na turnê de Paul McCartney no Brasil, como parte dos esforços para promover o veganismo e suas causas.

Para saber mais sobre o trabalho da SVB e como se engajar nas ações em prol dos animais, visite o site www.svb.org.br

Outubro Rosa Pet: Especialista tira dúvidas sobre o câncer de mama em animais

Assim como os humanos, os pets também são suscetíveis a ter a doença


    Imagem: Freepik


Outubro é o mês marcado pelo combate e prevenção do câncer de mama em seres humanos, campanha conhecida como Outubro Rosa. Mas essa conscientização também tem se estendido aos nossos queridos amigos de quatro patas. É por isso que, neste período, é importante ressaltar a prevenção e os cuidados em relação a essa doença também em cães e gatos.

Marília Macedo, veterinária e responsável técnica da Clínica-Escola de Medicina Veterinária da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, ressalta a importância de os tutores estarem atentos aos sinais da doença para que possam buscar tratamento de forma rápida e eficaz. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a incidência de neoplasia mamária é alta, afetando aproximadamente 60% das cadelas e 30% das gatas ao longo da vida.

"Em cadelas e gatas, lesões nodulares podem se formar na cadeia mamária ter crescimento rápido e aparecimento de áreas ulceradas (feridas). Os animais não castrados e os castrados tardiamente têm uma chance maior para o desenvolvimento desse tipo tumor", explica Marília.

É importante destacar que os machos, caninos e felinos, também podem desenvolver câncer de mama. O diagnóstico precoce ajuda bastante no tratamento e na possível cura da doença. O tutor precisa ficar atento e, periodicamente, realizar a palpação da cadeia mamária e, notando a presença de nódulos ou secreção, deve procurar um profissional da medicina veterinária.

Atualmente, o câncer é uma das principais causas de morte entre felinos e caninos. Para garantir uma boa qualidade de vida e aumentar as chances de detecção precoce da doença, é fundamental que os tutores levem seus animais de estimação regularmente ao médico veterinário. Seguir as orientações desse profissional, realizando exames periódicos e adotando medidas preventivas, como a castração, pode fazer toda a diferença na saúde e bem-estar dos pets”, finaliza a veterinária. 

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Semana Mundial dos Animais: Botafogo Praia Shopping promove campanha de adoção de cães neste sábado (05/10)

Evento gratuito oferece oportunidade de adotar um pet no Espaço Vista, das 14h às 18h



O Botafogo Praia Shopping recebe mais uma edição especial da Campanha de Adoção Pet neste sábado, 5 de outubro, das 14h às 18h, em parceria com o Projeto Cãorrijo. O evento marca a semana do Dia Mundial dos Animais, celebrado em 4 de outubro. A campanha será realizada no Espaço Vista, próximo ao Werner, no 9º piso do shopping, e promete um dia repleto de carinho e companheirismo, com 15 cachorros prontos para encontrar um novo lar. 

Todos os pets disponíveis para adoção são cuidados pelo Projeto Cãorrijo, que realiza um trabalho essencial de reabilitação e resgate de cães no Rio de Janeiro, com sede na Zona Oeste. Para adotar, basta levar documento de identidade e comprovante de residência. A feira é uma oportunidade de transformar a vida de um animalzinho e ganhar um companheiro para todas as horas. 

"A Campanha de Adoção é um dos nossos eventos mais especiais. Convidamos todos que desejam adotar e oferecer um lar amoroso a esses pets para visitarem o shopping e conhecerem de perto esses cães incríveis que esperam por uma nova família”, comenta Isabella Colonna, gerente de marketing do Botafogo Praia Shopping. 

Serviço: 

Campanha de Adoção Pet – Botafogo Praia Shopping 

Data: 05 de outubro  

Horário: 14h às 18h 

Local: Botafogo Praia Shopping - 3º Piso - Espaço Vista 

Endereço: Praia de Botafogo, 400 - Botafogo, Rio de Janeiro – RJ 

Cláudia Peterson lança o livro As patas que forjaram o meu caminho: Os animais mudaram minha vida. Até onde podem mudar a sua?

Na obra, a veterinária, psicóloga e especialista em comportamento animal faz um relato pessoal e reflexivo sobre o respeito e a empatia na convivência entre humanos e animais, e levanta questões sobre o bem-estar animal no contexto de diversas práticas sociais, comohipismo, indústria e consumo




Cláudia Peterson, veterinária, psicóloga e especialista em comportamento animal, lança neste mês de outubro o livro As patas que forjaram o meu caminho. A obra, que é autobiográfica, mergulha o leitor nas profundas conexões entre humanos e animais, revelando o impacto transformador que esses seres podem exercer sobre nossas vidas. A autora, que também é etóloga e ambientalista, compartilha suas experiências pessoais e reflexivas, desde a infância até a vida adulta, retratando como os animais moldaram sua jornada e visão de mundo.

Este livro é o resultado de minhas interações e influências múltiplas por décadas, entre diversas espécies não humanas e uma única representante da nossa; a Homo sapiens sapiens”, reflete Cláudia Peterson. “Inicialmente, pretendia explicar ao leitor como educar seu cão de forma mais natural e com menos ‘adestramento’; contudo, no decorrer das páginas, ainda no primeiro capítulo, modifiquei esse intento, definindo uma nova meta. Decidi dividir com o público, entre outras reflexões, por que cheguei à conclusão de apenas educar meus amigos cães, e não adestrá-los. Contar o quanto eles haviam me ensinado, e não eu a eles”.

A autora trabalhou por anos em fazendas de leões perto de Nairobi, no Quênia, e, no continente africano, participou de diversas atividades voluntárias de entidades voltadas à preservação de espécies em extinção. Também atuou na reabilitação e reintrodução de guepardos, gorilas e chimpanzés em seus habitats naturais, reafirmando seu compromisso com o bem-estar animal e a conservação da fauna. Em As patas que forjaram o meu caminho: Os animais mudaram minha vida. Até onde podem mudar a sua?, ela vai além de meros relatos de convivência, explorando a importância de enxergar os animais como seres sencientes, dotados de emoções, necessidades e sentimentos próprios. Entre os temas abordados na obra estão: o mundo canino, que proporcionou à autora valores autênticos e a conscientização sobre aspectos da vida que muitos humanos ignoram; o universo equestre, que, apesar de seu glamour elitizado, esconde um lado sombrio de sofrimento e exploração; a verdade sobre a extinção de animais na África, e a luta incansável de profissionais para conter essa tragédia. O livro também aborda a urgência de os seres humanos redescobrirem a intuição e adotarem uma postura mais compassiva e fraterna, tanto com os outros quanto consigo mesmos.

O livro carrega um grito mudo de socorro efetuado por milhares e milhares de animais não humanos, e que ecoa em nossos ouvidos moucos”, explica Cláudia Peterson. “Eles berram, choram, sofrem, morrem. Eles são extintos. Alguns, bem poucos, são de estimação”.

Com uma narrativa envolvente, crítica, inusitada, por vezes intrigante e até polêmica, principalmente em relação às indústrias de carnes e peles, o livro explora também temas como comunicação, afetividade, inteligência e individualidade, traçando paralelos entre os comportamentos humano e animal. Dividida em capítulos dedicados às interações da autora com patos, cães, gatos, cavalos, pássaros e até peixes, a obra revela como o convívio com os animais foi essencial para seu autoconhecimento e consciência sobre o impacto das ações humanas no ecossistema.

Seria eu outra pessoa acaso não tivesse convivido desse modo com meus amigos, meus pares não humanos? Não sei. Sei apenas que certamente seria uma vida bastante diferente. Preenchida, quem sabe, por valores e regras tendenciosas, questionáveis e com datas de validade. E, certamente, com um enorme e desconfortável sentimento de solidão e vazio interior inexplicável”, finaliza Cláudia Peterson.

Sobre a autora: Cláudia Peterson é psicóloga, veterinária, ambientalista e etóloga pela Universidade do Colorado, em Boulder, Colorado, EUA. Dedica-se ao estudo do comportamento animal desde cedo, buscando criar respeito e conexão entre humanos e outras espécies. Ao longo de sua trajetória, tem aprendido com os animais com os quais convive e compartilhado esse conhecimento com sua própria espécie. Sua ética e comportamento são fortemente influenciados por esses animais, dos quais se tornou defensora. Cláudia trabalhou em fazendas de leões no Quênia e participou de projetos de conservação de espécies em extinção na África, incluindo a reabilitação de guepardos, gorilas e chimpanzés. Hoje, vive em São Paulo, onde, segundo suas palavras, continua em constante aprendizado.

Serviço:

As patas que forjaram o meu caminho: Os animais mudaram minha vida. Até onde podem mudar a sua?

Editora: EV Publicações

Páginas: 358

Preço: R$ 80,00

Vendas: Estante Virtual – www.estantevirtual.com.br