domingo, 12 de fevereiro de 2023

Prefeitura do Rio lança o programa Acãodemia Carioca, no Parcão da Lagoa

As academias para cães, com acompanhamento de veterinários e adestradores, serão levadas para outros bairros, como Barra, Ilha e Madureira

O prefeito Eduardo Paes inaugura a primeira 'Acãodemia Carioca' do país. Foto: Beth Santos

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), lançou o programa Acãodemia Carioca, neste sábado (11/02), no Parcão da Lagoa. Essa é a primeira iniciativa pública de academias para cães do país. Na área haverá adestradores para aulas de agility (tipo de atividade física para animais) e veterinários disponíveis duas vezes por semana. O projeto será levado a outros bairros e, nesta etapa inicial, a previsão é ter núcleos na Barra da Tijuca, na Ilha do Governador e no Parque Madureira Mestre Monarco. Posteriormente, o serviço chegará a outras regiões da cidade.

Foto: Beth Santos
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou do lançamento e destacou a importância de oferecer locais seguros e adaptados a cães que precisam se exercitar ou gostam de fazer atividades.

- Esse é um projeto que muito me orgulha. É a oportunidade que temos de mostrar todo o nosso carinho e cuidado com os nossos melhores amigos  - disse o prefeito.

A proposta da Acãodemia Carioca é colocar os pets para gastar energia, trabalhar agilidade e fazer atividades lúdicas em pequenos circuitos com cones, túneis e outros obstáculos. Ao fazer exercícios, o animal ganha qualidade de vida e melhora as capacidades cognitiva e sensorial.

- Hoje é o lançamento do programa, que não se restringirá à Zona Sul. Vamos replicar na Ilha do Governador, no Parcão de Madureira e na Zona Oeste. Aqui na Lagoa, requalificamos as instalações do Parcão, que estavam degradadas. Será oferecido o agility recreativo, e é importante que as pessoas saibam que algumas raças precisam fazer exercícios. O programa é também uma forma de socialização nas praças do Rio. A acãodemia é um projeto pioneiro, o primeiro de agility público do país, e veio para ficar - disse o secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Vinicius Cordeiro.

Foto: Beth Santos
Frequentadores do Parcão comemoraram o lançamento e destacaram a importância desse serviço público voltado aos animais. A estudante Laura Morais, que utiliza a área, falou dos benefícios da atividade física para os cães:

- É muito importante que todos os cães façam exercícios para evitar problemas como obesidade, colesterol alto, dores nas articulações.  É igual ao humano. O agility é uma atividade que faz o animal gastar energia, é boa também para trabalhar o adestramento. Ele pode até competir, o que é muito divertido. E você pratica um esporte com o seu cachorro.

Conscientização de tutores para os dias quentes

O lançamento do programa faz parte do projeto Verão Animal 2023, que apresenta um pacote de campanhas de conscientização. São elas: "Minha pata não tem sola", que alerta tutores sobre os riscos de passear com os pets em dias muito quentes; "Carioca legal recolhe as fezes do seu animal",  sobre a responsabilidade pela limpeza, remoção e destino adequado das fezes;  "Adote Um Amigo", de incentivo à adoção, e "Mutirão do banho", realizado no Abrigo Municipal Fazenda Modelo.

Melhorias na área da Acãodemia

Foto: Beth Santos
A Subprefeitura da Zona Sul também participa desse projeto inovador e mobilizou os órgãos municipais para que o equipamento fosse entregue aos cães. Entre as melhorias para a Acãodemia, houve reforma e pintura do gradeado; limpeza, retirada de lixo e poda das árvores e substituição de bancos de ferro por estruturas de alvenaria.

- A Subprefeitura da Zona Sul tem um carinho especial e participa deste projeto garantindo a mobilização dos órgãos municipais para que o equipamento esteja cuidado e se mantenha do jeitinho que os nossos cães merecem. O trabalho vai continuar para tornarmos a Acãodemia do Parcão da Lagoa uma referência no Rio -  disse Flávio Valle,  subprefeito da Zona Sul.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Verão animal 2023: Prefeitura promove a campanha 'Minha pata não tem sola' na Praia de Ipanema neste sábado (28/01)

Serão distribuídos 10 mil panfletos informativos para tutores de cães sobre o cuidado com as patas dos animais durante o verão

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), promove neste sábado (28/01) a campanha 'Minha Pata não tem sola', uma ação educativa com distribuição de 10 mil panfletos informativos para tutores de cães sobre o cuidado com as patas dos animais durante o verão. O lançamento acontece na Praia de Ipanema, altura da Avenida Vieira Souto, 110 (Em frente ao largo do Boteco Boa Praça), das 9h às 10h30. O evento conta com o apoio da Subprefeitura da Zona Sul e da Associação de Moradores e Amigos de Ipanema (AMAI) / Viva Ipanema.

Um simples passeio na calçada ou na areia da praia pode causar sérias queimaduras. No verão carioca, a SMPDA alerta para os cuidados necessários aos animais de estimação, pois o solo quente pode ocasionar a queimadura nos coxins, a almofada das patas caninas. 

"Esse evento é fundamental na luta pela ampliação dos direitos dos animais, e é um evento que deve ser reprisado neste e em todos os verões", destaca o secretário Vinicius Cordeiro.

Os cidadãos poderão participar como voluntários na distribuição de panfletos educativos para os transeuntes e também, para os banhistas. Basta chegar no local a partir das 9h e procurar a equipe da SMPDA, que estará com colete azul.

Como prevenir

Para prevenir ferimentos e queimaduras nos coxins da pata do cachorro, o dono deve passear com ele apenas em horários de sol baixo, normalmente antes das 8h ou depois das 20h. Se puder, o dono do animal deve andar descalço ou colocar a mão no chão para verificar a temperatura. Às vezes, mesmo depois do sol ter ido embora, o chão continua quente.

É importante lembrar que o gramado ou chão com sombra é sempre mais fresco que o asfalto que recebe a luz direta. Umedecer a patinha do cachorro durante o passeio também é uma alternativa. A SMPDA orienta que o dono leve uma garrafa de água reserva para isso.

Caso o animal apresente queimadura ou descolamento de pele nos coxins, pata descascando ou machucada, é preciso realizar o tratamento urgente, levando-o o mais rapidamente possível a um veterinário.

Serviço:
Campanha 'Minha pata não tem Sola'
Dia: 28/1 Sábado
Horário: Das 09h às 10h30
Local: Altura da Avenida Vieira Souto, 110, Ipanema (Em frente ao largo do Boteco Boa Praça)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Idosa é presa em flagrante por crime de maus-tratos a animais em Copacabana

Ação da 13ª DP (Ipanema) contou com a participação da SMPDA e do Icce. Foram apreendidos animais domésticos e silvestres

Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio

Uma idosa de 80 anos foi presa em flagrante, nesta segunda-feira (9/1), pelo crime de maus-tratos a animais e guarda de animais silvestres. Ela foi detida durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em seu apartamento no bairro de Copacabana, na Zona Sul. A ação foi realizada pela 13ª DP (Ipanema) e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) e do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (Icce). No imóvel, foram encontrados 11 cães, um papagaio e uma tartaruga em condições insalubres.

Segundo os policiais e os veterinários presentes na operação, os animais viviam em um ambiente com fezes e urina por todo o chão. Nos cães foram detectadas doenças dermatológicas aparentes. No local também havia muito entulho e sujeira, os potes estavam sem ração e a água dos bebedouros estava imunda. A operação aconteceu após denúncia de vizinhos sobre as condições da residência e a queda de um cão do 10º andar do prédio. De acordo com fiscal veterinário da SMPDA, essa foi a quinta diligência ao local.

Os cães foram encaminhados para o Abrigo Municipal Fazenda Modelo e passarão por atendimento veterinário. Já os animais silvestres foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama.

O imóvel foi interditado e a autora foi conduzida para a delegacia, onde foi autuada em flagrante. Ela será encaminhada ao sistema penitenciário e ficará à disposição da Justiça.

O secretário Vinicius Cordeiro informou que "o Departamento de Fiscalização da SMPDA aguarda os laudos para a eventual imposição de multa, além das sanções criminais cabíveis".

As denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas por meio do portal 1746 da Prefeitura do Rio.

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Prefeitura e representantes de subseções da OAB-RJ planejam ações para fortalecimento da proteção e defesa dos animais

Direito Animalista, combate ao tráfico e aos maus-tratos, mediação e programas educacionais foram os assuntos discutidos em pauta

Equipe da SMPDA e da OAB-RJ se reúnem em prol dos animais. Foto: Divulgação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), esteve reunida nesta sexta-feira (25/11), com representantes de comissões de proteção e defesa dos animais de subseções da Ordem dos advogados do Brasil - OAB, que são localizadas no município do Rio de Janeiro.

Segundo o Secretário Vinicius Cordeiro, "o encontro serviu para discutir pautas em comum, como a realização de programas educacionais, a participação de advogados animalistas em mediações, bem como o fortalecimento na rede de proteção para combate de tráfico e maus-tratos, além da capacitação de estudantes e advogados para ações de proteção animal".

 A reunião aconteceu na OAB-Barra e teve a participação da Dra. Jomara Knoff, presidente da CPDA/OAB-BARRA. "Foi uma muita alegria receber o secretário com a sua equipe e os colegas das outras comissões, foi muito proveitoso, tivemos muitos esclarecimentos que vão nos servir nos próximos meses e no próximo ano".

"Aprendemos muito com o que foi apresentado hoje, o encontro só enriqueceu essa causa que temos que abraçar para cuidar dos nossos animais", comemorou o dr. Felippe Malafaia, da CPDA da OAB-Leopoldina.

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Grupo de trabalho em prol das políticas públicas para proteção e defesa dos animais é criado pela Prefeitura do Rio

Fórum reuniu gestores da proteção animal de diversos municípios do RJ, além de representantes da OAB-RJ e de órgãos policiais

Diversos temas sobre a causa animal foram abordados no Fórum realizado pela SMPDA. Foto: Divulgação

O 2°Fórum Intermunicipal de Gestores da Proteção Animal do Estado, sediado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) lotou o auditório do Planetário do Rio, na Gávea, zona sul da cidade. O evento aconteceu nesta quarta-feira (23/11) e contou com a participação de diversos representantes de municípios do Estado onde há órgãos locais de proteção animal em atividade, da OAB-RJ, de órgãos policiais (DPMA e Polícia Ambiental) e da Associação Nacional de Clínicos e Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo - Anclivepa-SP.

- O encontro foi rico em troca de experiências, iniciativas na área de gestão da proteção animal, além de unificar atores importantes dessa política, como forças policiais, gestores, advogados animalistas e esse encontro já produziu e produzirá novos frutos -,destacou o secretário da SMPDA Vinícius Cordeiro.

O tema 'Proteção Animal e o Papel da Polícia de Proteção ao Meio Ambiente' foi abordado pelo Delegado Titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) Wellington Vieira, pela 1ª Tenente VET Almeida e pela 2º Tenente Livia (ambas do Comando de Polícia Ambiental- CPAM). O Dr. Wellington ressaltou que qualquer delegacia está apta para atender a causa animal. Já a Tenente Almeida explicou que a equipe do CPAM remodelou a educação ambiental para que mais pessoas conheçam a  legislação.

No painel 'Legislação Municipal de Proteção Animal e Advocacia Animalista', o Dr. Reynaldo Velloso, Presidente da Comissão de Proteção dos Animais - CPDA/RJ discorreu sobre a importância de atualizar a legislação atual. A Dra. Larissa Paciello comentou sobre a mediação nos conflitos com animais e destacou os problemas em condomínios. A Dra. Jomara Knoffe da CPDA/OAB-Barra falou sobre a importância de maior entrosamento entre os gestores.

Foto: Divulgação
Sobre o ponto 'Educação Animalista', a professora e coordenadora do Programa de Educação Animal da SMPDA Gisele Lancates ressaltou a importância de que as crianças aprendam a viver de forma harmônica com os animais. Já o coordenador da Coordenadoria Especial de Direito dos Animais de Niterói, o biólogo Marcelo Pereira, foi o grande homenageado do fórum pelo trabalho que realiza há 10 anos em defesa dos animais.

O encontro resultou num grupo de trabalho em que gestores dos municípios do Rio de Janeiro, Maricá, Niterói, Petrópolis, Macaé, Teresópolis, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Volta Redonda, Nova Friburgo, Miguel Pereira, Resende e Barra do Piraí, juntamente com os representantes da PMERJ, OAB-RJ e Anclivepa-SP, continuarão trocando informações para o avanço das políticas públicas em prol dos animais.

terça-feira, 22 de novembro de 2022

Prefeitura sedia o II Fórum Intermunicipal de Gestores da Proteção Animal do Estado do RJ

Gestores irão debater tópicos como legislação municipal, programas de bem-estar, educação animal e combate aos maus-tratos



A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), sedia, nesta quarta-feira (23/11), o II Fórum Intermunicipal de Gestores da Proteção Animal do Estado do Rio de Janeiro. O evento será realizado no Planetário da Gávea, das 9h30 às 16h30, e vai reunir representantes de municípios do Rio onde há órgãos locais de proteção animal em atividade.

O fórum será uma boa oportunidade para troca de informações e experiências, tanto de gestão quanto administrativas. Haverá, ainda, debates a respeito do avanço da proteção animal na administração pública, com foco na legislação municipal, programas de bem-estar, educação animal e combate aos maus-tratos. O evento contará com a participação de representantes da OAB-RJ, órgãos policiais (DPMA e Polícia Ambiental), além dos representantes de municípios.

"Além de ser uma honra recepcionar colegas gestores de todo o estado, o evento proporciona rica troca de experiências nesta desafiadora e crescente política pública", destaca o secretário da SMPDA, Vinicius Cordeiro.

Serviço:
II Fórum Intermunicipal de Gestores de Proteção Animal no Estado do Rio de Janeiro
Data: 23/11
Horário: Das 9h30 às 16h30
Local: Planetário da Gávea
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea, Rio de Janeiro


quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, resgata mais de 60 animais na Barra da Tijuca

Ação aconteceu em razão de denúncias originadas do 1746 e a pedido expresso da Comissão de Direito e Proteção dos Animais OAB Barra

Foto: Prefeitura do Rio

Nesta segunda-feira (07), a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) realizou uma operação de vistoria num local que abrigava mais de 60 animais, em um condomínio na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

A fiscalização constatou maus-tratos, através da falta de higiene no local, irregularidades na alimentação e no estado físico dos mais de 60 animais, que foram apreendidos pela SMPDA. A equipe apreendeu 21 galinhas, 15 jabutis, 14 galos, cinco coelhos, quatro gansos, três patos e uma cabra.

Ação aconteceu em razão de denúncias originadas do 1746 e a pedido expresso da Comissão de Direito e Proteção dos Animais OAB Barra. A diligência contou com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no traslado dos animais ao abrigo público Fazenda Modelo da SMPDA para realização de exames e os devidos cuidados sob a responsabilidade da equipe veterinária da SMPDA.

"Temos procurado intensificar as ações da nossa fiscalização, mesmo com o aumento da demanda de vistorias que nosso órgão tem recebido. Mas insistimos para que a população não deixe de denunciar as situações irregulares pelo 1746, parabenizo toda a equipe pela ação e contamos com a compreensão de todos para que o manejo com os animais tenha um trato mais adequado até porque nossas ações de fiscalização nem sempre são no sentido de punir, mas sobretudo de orientar", destaca o secretário Vinícius Cordeiro.