Castramóvel foi criado para atender os bairros mais periféricos da cidade. Mais de 1.500 animais já passaram pela cirurgia desde o início do projeto.
Objetivo é diminuir a população de cães e gatos abandonados pelas ruas. (Foto: Zaqueu Proença) |
O Castramóvel funciona dentro de um micro-ônibus. A Ses relata que as castrações são realizadas no interior do veículo, que é adaptado com uma sala de cirurgia. O procedimento, como qualquer outra cirurgia, ocorre sob anestesia geral. "O processo resume-se à remoção cirúrgica dos órgãos reprodutores internos do animal, que são o útero e ovários nas fêmeas e os testículos nos machos”, explica.
Após a cirurgia, o dono do pet precisa administrar os remédios prescritos pelo veterinário e deve tomar cuidado para evitar a contaminação das feridas cirúrgicas.
O Castramóvel agenda esses procedimentos de acordo com os bairros que percorre. Dados da SES informam que, desde o início do projeto, já foram castrados mais de 1.500 animais, entre cães e gatos machos e fêmeas, nas regiões dos bairros do Éden e Brigadeiro Tobias. “Atualmente, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), estamos promovendo mutirões de castração, com a previsão de castrar 6.500 animais em um ano”, relata a SES, que informa que as castrações estão ocorrendo atualmente para moradores dos bairros da Zona Leste da cidade.
A divulgação dos bairros contemplados ocorre por meio da mídia local e do site da Prefeitura. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 156 ou pelo link http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/caes-e-gatos-estao-sendo-castrados-gratuitamente-em-mutirao-na-zona-leste/
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário